Segundo dia: 24 de Outubro
Minicursos Teórico-Práticos

I - Reprodução Humana
Palestrante: Dra. Ana Paula de Souza Kussler
Atuação do Biomédico em Reprodução Humana Assistida
A apresentação tem o intuito de aprofundar o conhecimento da rotina e papel do biomédico embriologista dentro de um laboratório de reprodução assistida, elucidando as principais técnicas de reprodução assistida, tanto de baixa complexidade (IIU) como de alta complexidade (FIV e ICSI, criopreservação de gametas e embriões) além das demais técnicas como análise seminal, biópsia embrionária, cultivo embrionário, novas tecnologias e controle de qualidade.

III - Laserterapia na Biomedicina Estética
Palestrante:

IV - Carcinogênese Experimental
Palestrante: Dr.Guilherme Ribeiro Romualdo
Princípios gerais e modelos de carcinogênese experimental
A modelagem do câncer tem papel fundamental na pesquisa de base, assim como nas etapas que precedem os testes clínicos para aprovação de fármacos, como quimio e imunoterápicos. Os modelos experimentais para a pesquisa do câncer têm sua origem no começo do século XX, quando Yamagiwa Katsusaburō (Universidade de Tóquio) ajudou a consolidar experimentalmente a teoria da carcinogênese química. Atualmente, uma miríade de modelos in vivo, in vitro e ex vivo estão disponíveis para o estudo de diferentes aspectos da carcinogênese, desde as suas bases moleculares até estratégias de prevenção e tratamento. Portanto, o curso abordará as bases teóricas da modelagem do câncer, incluindo suas origens e etapas de desenvolvimento dos modelos, assim como fundamentos dos principais modelos in vivo (quimicamente induzidos, geneticamente modificados e xenográficos), in vitro (tridimensionais e bidimensionais) e ex vivo (precision cut slices). A parte prática focará na breve descrição e identificação histológica de tumores provenientes desses diferentes modelos (tumores de mama, colón e fígado de modelos quimicamente induzidos ou xenográficos e esferoides de células tumorais hepáticas).

V - Ciência Forense
Palestrante: Bruno Martinucci
Genética Forense: as pequenas coisas são infinitamente as mais importantes
A introdução das técnicas de biologia molecular na área forense é um avanço relativamente recente, mas que se tornou um pilar fundamental do sistema judiciário. A identificação humana pela análise do DNA é hoje uma ferramenta indispensável na criminalística, desempenhando importante papel na investigação criminal e cível, compreendendo o estabelecimento de vínculos de parentesco e identificação individual de pessoas e/ou vestígios. Neste minicurso, exploraremos a vital contribuição da genética forense, ao descobrirmos como pequenas amostras biológicas possuem um enorme poder de fornecer informações relevantes para a resolução de casos. Serão abordados tópicos sobre o enquadramento da perícia criminal no processo criminal, do caminho da evidência do local de crime ao laboratório, as etapas de exames preliminares e do exame de DNA até a obtenção do perfil genético. Através de casos reais, aprenderemos a importância da genética forense, sua influência nas investigações modernas e seu papel crítico na busca pela verdade.

VI - Acupuntura e Medicina Tradicional Oriental
Palestrante: Prof. Dr. Maury Massani Tanji
A Acupuntura na Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)
Este minicurso tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da acupuntura, integrando teoria e prática conforme os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Na parte teórica, os participantes serão introduzidos aos conceitos essenciais da MTC, de Yin e Yang, da Teoria dos Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), e dos principais métodos diagnósticos utilizados na acupuntura, fundamentais para a escolha dos pontos e estratégias terapêuticas. O curso também abordará o sistema de meridianos e a localização e função dos principais pontos de acupuntura, com foco em sua aplicação clínica, com posterior prática supervisionada, permitindo aos participantes vivenciarem a localização dos pontos, técnicas básicas de inserção de agulhas e estratégias de tratamento.
Palestra II

Uso de nanopartículas para transporte de fármacos
Palestrante: Dra. Luiza Abrahão Frank
Pequenas Partículas, Grandes Avanços: Terapias Avançadas com Nanotecnologia
Serão abordadas estratégias de desenvolvimento e uso de partículas em escala nanométrica para potencializar tratamentos médicos, com foco em eficácia, direcionamento e redução de efeitos adversos. Os resultados que serão compartilhados vão desde experimentos laboratoriais até aplicações clínicas, evidenciando o potencial transformador dessas tecnologias para o futuro da saúde.
Palestra III

Impacto dos Fatores Ambientais na Programação Epigenética: Implicações para a Saúde Reprodutiva e Doenças Crônicas
Palestrante: Profa. Dra. Juliana Elaine Perobelli
Efeitos dos Poluentes Ambientais sobre a saúde geral e reprodutiva de mamíferos: uma abordagem experimental
Estamos em uma interação constante e complexa com o meio ambiente, influenciando-o e sendo influenciados por ele. No centro dessa dinâmica está a toxicologia ambiental, uma área fundamental da ciência que busca compreender de que forma os poluentes químicos ambientais afetam a saúde, a reprodução e a qualidade de vida dos seres vivos, incluindo os humanos, além de explorar estratégias para mitigar esses efeitos adversos. Dentre os diversos ramos da toxicologia ambiental, a toxicologia experimental se destaca, pois investiga, em condições controladas, como os poluentes químicos podem alterara homeostase endócrina, o metabolismo, a morfofisiologia dos diversos órgãos, a saúde reprodutiva, a fertilidade e os processos de desenvolvimento em diferentes espécies. No Laboratório de Toxicologia Experimental da Universidade Federal de São Paulo (Brasil), utilizamos modelos experimentais in vivo para investigar os efeitos adversos dos principais poluentes químicos associados às atividades agrícolas e de mineração, bem como dos contaminantes provenientes do lixo plástico, como microplásticos e plastificantes ftálicose não ftálicos. Recentemente, ampliamos nosso foco de pesquisa para investigar como esses poluentes afetam o perfil da microbioma intestinal e o papel dessa microbiota na co-metabolização e potencial modulação da toxicidade desses compostos químicos. Durante esta apresentação, discutiremos os conceitos fundamentais de nossa linha de pesquisa, apresentaremos estudos realizados por nossa equipe e compartilharemos nossos projetos atuais e resultados preliminares. O objetivo principal é promover uma discussão enriquecedora e inspirar futuras investigações nesta área crucial da toxicologia.