top of page

Primeiro dia: 23 de Outubro

Palestra I

Giovana Fernanda Cosi - Organ on a chip.jpg

Tecnologia Organ-on-a-Chip: O Futuro da Pesquisa em Cosméticos
Palestrante: Dra. Giovana Fernanda Cosi Bento

Organ-on-a-Chip e Métodos Alternativos: a Inovação Ética na Pesquisa em Cosméticos

A crescente demanda por práticas éticas e sustentáveis na indústria cosmética tem impulsionado o desenvolvimento de métodos alternativos aos testes em animais. Entre essas inovações, destaca-se a tecnologia Organ-on-a-Chip, que simula o funcionamento de tecidos e órgãos humanos em microdispositivos altamente precisos. Essa abordagem oferece uma alternativa promissora, com maior relevância biológica, capacidade preditiva aprimorada e potencial para tornar os processos de avaliação de segurança e eficácia de ingredientes cosméticos mais rápidos, éticos e eficientes. Nesta palestra, discutiremos os diferentes modelos de métodos alternativos existentes atualmente, incluindo modelos de pele reconstruída, além de explorar o funcionamento dos sistemas Organ-on-a-Chip. Serão abordadas as vantagens desses métodos frente aos modelos tradicionais in vitro e in vivo, os desafios tecnológicos ainda enfrentados, e como essas plataformas estão transformando a área de testes toxicológicos, incluindo o impacto dessas inovações no cenário regulatório dos cosméticos.

Simpósio: Saúde Sexual

image.png

Vacinas de DNA contra o vírus da Dengue
Palestrante: Dra. Ada Maria de Barcelos Alves

Será apresentado um resumo dos estudos que venho realizando com o meu grupo no Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, Rio de Janeiro, sobre o desenvolvimento de vacinas de DNA contra o vírus da dengue. Construímos diversas vacinas de DNA que codificam a proteína do envelope viral (E) ou a proteína não estrutural 1 (NS1) do vírus dengue (DENV), contendo diferentes sequências sinais para o direcionamento das vias de secreção e/ou ancoramento na membrana plasmática das células hospedeiras. Tais vacinas foram testadas em cultura de células, para avaliação da expressão das proteínas recombinantes, e em modelos murinos, com investigações da imunogenicidade e potencial protetor. Dentre todas as vacinas analisadas, duas se mostraram mais imunogênicas e protetoras, denominadas pE1D2 e pcTPANS1. Avaliamos as respostas imunes humoral e celular induzidas em camundongos, antes e após o desafio com uma dose letal de DENV. Posteriormente, iniciamos estudos para mapear os mecanismos envolvidos na proteção, fenotipagem das células T e produção de algumas citocinas. Mostramos um papel fundamental das células TCD4+ e identificamos os epítopos imunodominantes contidos nas proteínas E ou NS1.

Apoio financeiro: CNPq, FAPERJ, CAPES, INCTV e IOC-FIOCRUZ

Foto Lucineide Santos Silva Viana.jpeg

Saúde da Mulher
Palestrante: Profa. Dra. Lucineide Santos Silva Viana

Saúde sexual feminina: além do prazer e da estética!

Discussão sobre o contexto atual da saúde sexual feminina: desconhecimento sobre o próprio corpo, diversidade sexual, padronização estética de órgãos genitais, problemas de saúde pública, preconceito e discriminação. Desafios para assegurar a saúde sexual das mulheres e principais inovações digitais e biomédicas na área.

Foto Alexandre Naime - ISTs.jpg

Infecções Sexualmente Transmissíveis
Palestrante: Prof. Dr. Alexandre Naime Barbosa
 

Prevenção das ISTs em 2025: Muito além da camisinha!

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) representam um grave problema de saúde pública global, afetando milhões de pessoas anualmente e contribuindo para morbidade, mortalidade e impacto socioeconômico significativo. Doenças como HIV/aids, sífilis, gonorreia, clamídia, HPV e herpes genital podem levar a complicações graves, incluindo infertilidade, câncer, aumento do risco de transmissão do HIV e complicações na gravidez, como parto prematuro e transmissão vertical. Além disso, o estigma associado às ISTs pode dificultar o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, perpetuando a disseminação das infecções. Portanto, debater as mais modernas formas de prevenção das ISTs além do uso de preservativos é fundamental para ampliar a eficácia das estratégias de controle e reduzir a transmissão dessas doenças.

Mesa Redonda I: Resistência Microbiana

Foto Rodrigo Galhardo - Mecanismos Moleculares.jpg

Mecanismos Moleculares
Palestrante: Prof. Dr. Rodrigo da Silva Galhardo
 

Elementos Conjugativos e Integrativos (ICEs): agentes de trocas gênicas embactérias

Elementos Conjugativos e Integrativos representam a classe mais comum de elementos móveis transmitidos pela via conjugativa entre bactérias. Possuem a capacidade de se manter estavelmente integrados ao cromossomo bacteriano, e em resposta a sinais ambientais, se excisar e promover sua transferência conjugativa para outros hospedeiros. Estes elementos disseminam nas populações bacterianas genes que conferem diferentes vantagens adaptativas aos seus hospedeiros, como resistência ao ataque de bacteriófagos, ametais pesados e a diferentes classes de antimicrobianos. Nossos estudos mostraram a ocorrência destes elementos em patógenos da espécie Proteus mirabilisisolados no Brasil, desvendaram aspectos importantes do seu mecanismo de transferência e da interação destes elementos com seus hospedeiros.

1675082517981.jfif

Imunogenética e Imunodeficiência
Palestrante: Profa Dra. Camila Ferreira Bannwart Castro

lllllllllllllllllllllllllllllll

Este minicurso tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da acupuntura, integrando teoria e prática conforme os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Na parte teórica, os participantes serão introduzidos aos conceitos essenciais da MTC, de Yin e Yang, da Teoria dos Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), e dos principais métodos diagnósticos utilizados na acupuntura, fundamentais para a escolha dos pontos e estratégias terapêuticas. O curso também abordará o sistema de meridianos e a localização e função dos principais pontos de acupuntura, com foco em sua aplicação clínica, com posterior prática supervisionada, permitindo aos participantes vivenciarem a localização dos pontos, técnicas básicas de inserção de agulhas e estratégias de tratamento.

Nilton Lincopan.png

Novas Abordagens Terapêuticas e Tecnológicas no Combate à Resistência
Palestrante: Prof. Dr. Nilton Erbet Lincopan Huenuman

Avanços em Genômica Aplicada à Bacteriologia Clínica e Vigilância da Resistência Antimicrobiana

O desenvolvimento e evolução de técnicas genômicas têm contribuído para avanços em medicina (humana/veterinária) e biotecnologia. Especificamente, o sequenciamento de microrganismos tem permitido avanços no diagnóstico, vigilância epidemiológica e desenvolvimento de produtos de inovação tecnológica como vacinas. Para vigilância da resistência antimicrobiana novos conceitos e definições têm sido padronizados incluindo grupo clonal, câmbios taxonômicos, resistoma, viruloma e mobiloma dentre outros. A presente palestra tem como objetivo apresentar a genômica como uma ferramenta para o avanço de pesquisas em microbiologia, exemplificando seu uso na vigilância da resistência bacteriana, e incorporando conceitos utilizados para a compreensão e análises bioinformática de big data, e acompanhamento da literatura científica relacionada.

ENBM

ENBM

Todos os direitos reservados.

bottom of page