Minicurso II
Interações Medicamentosas - um olhar sobre as Plantas Medicinais e Fitoterápicos 

A utilização das Plantas Medicinais e Fitoterápicos vem sendo amplamente utilizada por leigos e por profissionais da área da saúde. 

Mas a segurança para se obter resultados positivos  na prescrição e indicação de produtos naturais necessita que sua utilização seja feita de maneira racional.  

A racionalidade na prescrição das plantas medicinais e fitoterápicos envolve o conhecimento nas interações medicamentosas envolvem essa prática. 

Assim, nosso objetivo é levar orientações básicas sobre as interações medicamentosas envolvendo principalmente as plantas medicinais e fitoterápicos. 

Drª Ana Flávia Marçal Pessoa

Possui graduação em Farmácia/Bioquímica pela Universidade de Cuiabá (1999) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutorado em Ciências (com ênfase em Biologia Celular e Tecidual) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo- USP (2014). Pós-doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo- USP (2018) trabalhou com pacientes caquéticos associados ao câncer gastrointestinal avaliando as células circulantes do sistema imunológico após submissão a um protocolo de 6 semanas de treinamento físico. Atualmente estou no segundo pós doutoramento (2019) na Faculdade de Medicina da FMUSP, no Departamento de Cirurgia Experimental, avaliando e desenvolvendo novos nanocarreadores contendo produtos naturais na cicatrização de úlceras dérmicas crônicas. Além de, trabalhar com a suplementação de derivados de produtos naturais em modelo de obesidade e resistência a insulina. Coordenadora do Curso de Especialização em Fitoterapia e Plantas Medicinais da EEP-HCFMUSP. Coordenadora do Projeto de difusão científica PlantaMed.inpress. Experiência nas seguinte áreas: Biologia Celular e Tecidual, Nutrição e Metabolismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Cicatrização, inflamação, nanocarreadores, estresse oxidativo, diabetes, produtos naturais, fitoterápicos, antioxidantes, células do sistema imunológico, exercício físico, nutrição, prenhez, restrição proteica e junções intercelulares