top of page

Segundo dia: 24 de Outubro

Minicursos Teórico-Práticos

Ana Paula Kussler - Reprodução.jpg

I - Reprodução Humana Assistida
Palestrante: Dra. Ana Paula de Souza Kussler

Atuação do Biomédico em Reprodução Humana Assistida

​A apresentação tem o intuito de aprofundar o conhecimento da rotina e papel do biomédico embriologista dentro de um laboratório de reprodução assistida, elucidando as principais técnicas de reprodução assistida, tanto de baixa complexidade (IIU) como de alta complexidade (FIV e ICSI, criopreservação de gametas e embriões) além das demais técnicas como análise seminal, biópsia embrionária, cultivo embrionário, novas tecnologias e controle de qualidade.

foto Luiz Arthur.jpeg

II - Neoplasias Hematológicas
Palestrante: Dr. Luiz Arthur Calheiros

Neoplasias Hematológicas, casos clínicos, microscopia ótica e digital. O que precisamos saber?

O curso visa capacitar estudantes da área de biomedicina na identificação morfológica das leucemias, abordando características das células neoplásicas e correlações clínicas. O conteúdo abordado será: Conceito e classificação das leucemias segundo critérios morfológicos e imunofenotípicos (FAB e WHO), Diferença entre leucemias agudas e crônicas, Correlações clínicas e laboratoriais, Morfologia dos blastos mieloides (mieloblastos, promielócitos anômalos), Características dos bastonetes de Auer e sua importância diagnóstica nas nas LMAs, Morfologia dos linfoblastos, Identificação de células mieloides imaturas no sangue periférico e a presença de neutrófilos, eosinófilos e basófilos aumentados na LMC, Morfologia dos linfócitos atípicos e células "smudge", sombras nucleares, Diferenças entre LLC e linfomas associados e avaliação de esfregaço sanguíneo em microscopia óptica. O Curso contará com análise de lâminas de sangue periférico e discussão de casos clínicos reais. Além de, utilização de imagens microscópicas para treino diagnóstico. 

istockphoto-1495088043-612x612.jpg

III - Biomedicina Estética
Palestrante: 
 

Em breve

Foto Guilherme Romualdo - Carcinogenese Experimental.jpg

IV - Carcinogênese Experimental
Palestrante: Dr.Guilherme Ribeiro Romualdo

Princípios gerais e modelos de carcinogênese experimental

A modelagem do câncer tem papel fundamental na pesquisa de base, assim como nas etapas que precedem os testes clínicos para aprovação de fármacos, como quimio e imunoterápicos. Os modelos experimentais para a pesquisa do câncer têm sua origem no começo do século XX, quando Yamagiwa Katsusaburō (Universidade de Tóquio) ajudou a consolidar experimentalmente a teoria da carcinogênese química. Atualmente, uma miríade de modelos in vivo, in vitro e ex vivo estão disponíveis para o estudo de diferentes aspectos da carcinogênese, desde as suas bases moleculares até estratégias de prevenção e tratamento. Portanto, o curso abordará as bases teóricas da modelagem do câncer, incluindo suas origens e etapas de desenvolvimento dos modelos, assim como fundamentos dos principais modelos in vivo (quimicamente induzidos, geneticamente modificados e xenográficos), in vitro (tridimensionais e bidimensionais) e ex vivo (precision cut slices). A parte prática focará na breve descrição e identificação histológica de tumores provenientes desses diferentes modelos (tumores de mama, colón e fígado de modelos quimicamente induzidos ou xenográficos e esferoides de células tumorais hepáticas).

Foto Bruno Martinucci.png

V - Ciência Forense
Palestrante: Bruno Martinucci

Genética Forense: as pequenas coisas são infinitamente as mais importantes

A introdução das técnicas de biologia molecular na área forense é um avanço relativamente recente, mas que se tornou um pilar fundamental do sistema judiciário. A identificação humana pela análise do DNA é hoje uma ferramenta indispensável na criminalística, desempenhando importante papel na investigação criminal e cível, compreendendo o estabelecimento de vínculos de parentesco e identificação individual de pessoas e/ou vestígios. Neste minicurso, exploraremos a vital contribuição da genética forense, ao descobrirmos como pequenas amostras biológicas possuem um enorme poder de fornecer informações relevantes para a resolução de casos. Serão abordados tópicos sobre o enquadramento da perícia criminal no processo criminal, do caminho da evidência do local de crime ao laboratório, as etapas de exames preliminares e do exame de DNA até a obtenção do perfil genético. Através de casos reais, aprenderemos a importância da genética forense, sua influência nas investigações modernas e seu papel crítico na busca pela verdade.

Foto Maury 2 acupuntura.png

VI - Acupuntura e Medicina Tradicional Oriental
Palestrante: Prof. Dr. Maury Massani Tanji

A Acupuntura na Politica Nacional das Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC)

Este minicurso tem como objetivo apresentar os princípios fundamentais da acupuntura, integrando teoria e prática conforme os ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Na parte teórica, os participantes serão introduzidos aos conceitos essenciais da MTC, de Yin e Yang, da Teoria dos Cinco Elementos (Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água), e dos principais métodos diagnósticos utilizados na acupuntura, fundamentais para a escolha dos pontos e estratégias terapêuticas. O curso também abordará o sistema de meridianos e a localização e função dos principais pontos de acupuntura, com foco em sua aplicação clínica, com posterior prática supervisionada, permitindo aos participantes vivenciarem a localização dos pontos, técnicas básicas de inserção de agulhas e estratégias de tratamento.

ENBM

ENBM

Todos os direitos reservados.

bottom of page