Simpósio I
Abordagens em Neurologia 

Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória - Uma atuação no Centro Cirúrgico

A monitorização neurofisiológica intraoperatória é uma área ainda muito pouco explorada pelos biomédicos. Trata-se da utilização das técnicas e conhecimentos profundos em neurofisiologia clínica como eletromiografia, potenciais evocados, eletroencefalografia e anestesiologia. Essas técnicas são aplicadas em cirurgias que envolvam algum risco de lesão ou comprometimento de estruturas do sistema nervoso, como em neurocirurgias, cirurgias de coluna, cirurgias endovasculares e cirurgias de cabeça e pescoço. 

Derick Modena.jpeg

Derick Enrique Modena Tacin 

Bacharel em Biomedicina pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Pós-graduação em Neurociência e Comportamento (PUC-RS). Atualmente trabalha com Medical Devices na área de Neurofisiologia Clínica, com experiência na área de Eletromiografia, Eletroencefalografia, Potenciais Evocados, Estimulação Magnética Transcraniana e Monitorização Neurofisiológica-Intraoperatória.

Neuromodulação não-invasiva na depressão 

Discutiremos os principais aspectos clínicos sobre o uso da neuromodulação não-invasiva no tratamento do transtorno depressivo maior. 

Andre simposio.gif

Andre Russowsky Brunoni

Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP. Livre-Docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP (2017). Professor visitante da Universidade de Munique (abril-2017/outubro-2018) com uma bolsa de pesquisador experiente da CAPES / Fundação Alexander Von Humboldt. Doutorado em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da USP (2010-2012), com Doutorado Sanduíche na Harvard Medical School (Boston, EUA). Graduação em Medicina (2004), Residências em Clinica Médica (2005-2007) e Psiquiatria (2007-2010) pela Faculdade de Medicina da USP. Diretor do Serviço Interdisciplinar de Neuromodulação do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP. Pesquisador Senior do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Participou no Programa PROGRAMA BOLSAS PARA PESQUISA - CAPES/HUMBOLDT, tendo a CAPES como instituicao de fomento, no período de Junho de 2017 a Outubro de 2018. Linhas de investigação: depressão e transtornos do humor, neuromodulação não-invasiva no tratamento dos transtornos mentais.

Biomédico e Neurocirurgia, uma Área Inexplorada. 

Que o mercado de Medical Devices é imenso, não é novidade. A área de neurocirurgia é uma das áreas com maior aporte de investimento em tecnologia para seus procedimentos, criando um gap recheado de oportunidades. Dia após dia os biomédicos têm se mostrado cada vez mais qualificados e ganhado espaço neste ambiente competitivo e exaustivo. Mas se é tão competitivo e exaustivo, por que e como os biomédicos se destacam? Espero conseguir passar para todos um pouco de meu caminho, ações e meu dia a dia para que não só saibam mais sobre neurocirurgia e suas tecnologias, mas também como estamos nos tornando importantes e reconhecidos neste nicho profissional tão disputado. 

Rodrigo Villanacci 2.JPG

Rodrigo Villanacci Braga