Buscar
  • ENBM

Um novo tipo de morte celular: a ferroptose

Atualizado: 2 de Jan de 2019

A ferroptose é um tipo de morte celular não programada que envolve a participação de ferro e difere das demais formas de morte celular. No meio intracelular, íons ferro catalisam a oxidação dos lipídeos presentes na membrana plasmática das células, convertendo-os em produtos tóxicos chamados de lipídeos ROS, que são radicais livres altamente tóxicos. Normalmente, esse processo é controlado por mecanismos de defesa celular dependentes de glutationa, o qual é um antioxidante hidrossolúvel, sendo que o principal mecanismo de defesa é a enzima Glutationa peroxidase 4 (GPx4), a qual é dependente de glutationa e têm a função de converter radicais livres em compostos menos tóxicos. Porém, na ferroptose há a inibição desta enzima.


Quando há elevadas concentrações de ferro no interior da célula, ocorre um desequilíbrio na oxidação dos lipídeos de membrana, gerando grande quantidade de lipídeos ROS, os quais passam a atacar a membrana plasmática e prejudicar suas funções. Uma das funções prejudicadas é a de controle das moléculas que entram e saem da célula, o que prejudica a entrada de glutationa no meio intracelular e provoca a inibição da enzima GPx4. Assim, sem esse mecanismo de defesa celular, o excesso de íons ferro gera a ferroptose, causando a morte das células pela perda de função de suas membranas.


A ferroptose ainda é um mecanismo pouco conhecido e vem sendo muito estudado, a partir de várias ferramentas clássicas e avançadas de bioquímica e biologia molecular. Além disso, segundo pesquisadores, o estudo desse mecanismo de morte celular é importante pois pode significar um novo método de combate ao câncer.


Fontes:

https://jornal.usp.br/ciencias/ciencias-biologicas/cientista-fala-de-tipo-de-morte-celular-pouco-conhecida/

https://cientistasdescobriramque.com/2018/03/07/ferro-um-novo-ingrediente-da-morte-celular/#more-2164

https://link.springer.com/article/10.1007/s00018-016-2194-1


891 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle