Buscar
  • ENBM

OMS irá considerar como transtorno mental vício em videogames


Com a atualização da Classificação Internacional das Doenças (CID) neste ano, pela primeira vez desde 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decide incluir o vício em videogames na lista de distúrbios psiquiátricos. Segundo o órgão, com essa decisão espera-se inspirar maior seriedade á abordagem do assunto.


Ultrapassando as preocupações de uma geração com acesso restrito ao Atari e seus similares, os avisos impressionados de nossas mães vão muito além do que pensamos. Na lista dos sintomas dados pela OMS inclui-se ausência de controle sobre a frequência, duração, intensidade e prioridade dos jogos. Com isso, diagnóstico só pode ser dado no final de 12 meses de avaliação.


Dada a classificação por parte da CID, a OMS pretende fomentar maiores investimentos em pesquisas á respeito dos fatores que culminam na compulsão e meios de solucioná-la. Através da atração de olhares sobre o gambling disorder e impulsionando discussões no meio jovem, espera-se minimizar a taxa de uma desordem que só tende á crescer.


O impacto da dependência figura-se de diferentes maneiras na vida do dependente, abrangendo desde queda no desempenho escolar até comportamento violento em períodos de abstinência. Sabe aquele primo que nunca comparece ás reuniões familiares porque está jogando um Fifa? Mas nunca mesmo? Não larga o controle nem pela feijoada maravilha da sua avó só faz duas vezes no ano? Esse primo é você? Eita. Se identificou com mais algum dos sintomas listados? Eita. Está mais do que na hora de procurar ajuda!


Avalie seu desempenho na prática dos games e não hesite em procurar ajuda caso identifique-se com os sintomas listados.


Bibliografia:

OMS pode definir vício em videogame como distúrbio psiquiátrico

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2018/01/1947500-pela-primeira-vez-vicio-em-games-e-considerado-disturbio-mental-pela-oms.shtml

12 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle