Buscar
  • ENBM

Metarrestin – Uma molécula candidata no tratamento contra o câncer



Uma característica das células cancerosas é sua rápida e necessária divisão, ou seja, essas células possuem rápido crescimento celular. Mas para isso é imprescindível que essas células produzam proteínas para que possam desenvolver diversas atividades metabólicas e sobrevivam no ambiente, e também para adquirir capacidade de se espalharem pelo organismo atingindo outros locais e órgãos, ou seja, criar metástase. Segundo o Hospital Albert Einstein a metástase é definida como a implantação de um foco tumoral à distância do tumor original, decorrente da disseminação do câncer para outros órgãos. A metástase e uma das principais razões para as altas taxas de mortalidade entre pacientes com câncer.


Recentemente um grupo de pesquisadores encontrou um marcador nas células cancerosas que refletem a capacidade das células cancerosas em criar metástase, tal marcador é conhecido como “Compartimento Pericelular”, na sigla em inglês (PNC). A alta prevalência de PNC se correlaciona positivamente com o potencial metastático e progressão da doença. Portanto, conhecendo esse marcador o grupo de pesquisa da Universidade de Northwestern buscou por moléculas capazes de destruir esses compartimentos pericelular e assim reduzir a progressão do câncer.


Uma das moléculas encontradas foi capaz de destruir os PNCs foi chamada de Metarrestin. Essa droga foi testada em três modelos animais com câncer, e os resultados foram promissores. A Metarrestin foi capaz de inibir a metástase ao interromper processos de fabricação de proteínas nas células cancerosas, essas necessárias como já dito anteriormente, para que as células sobrevivam e se espalhem para outros locais do organismo, ou seja, criar metástase.


Atualmente as drogas disponíveis para tratamento de pacientes com câncer têm como alvo impedir o crescimento e matar as células cancerosas, até o momento nenhuma droga atua inibindo a metástase do câncer. A Metarrestin é uma droga candidata promissora, pois atua em outro caminho impedindo a progressão do câncer.


https://www.einstein.br/noticias/noticia/o-que-e-metastase

http://stm.sciencemag.org/content/10/441/eaap8307/tab-pdf

https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/

1 Frankowski, K. J. et al. Metarrestin , a perinucleolar compartment inhibitor , effectively suppresses metastasis. 8307, 1–14 (2018).

230 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle