Buscar
  • ENBM

Isolamento Social: uma necessidade e uma dificuldade



Atualmente, o mundo enfrenta uma grande pandemia e, enquanto não há o surgimento de uma vacina para a população, o isolamento social é a medida mais eficaz para conter a propagação do coronavírus. Por outro lado, existe também uma preocupação pertinente com o bem estar individual, haja vista que o distanciamento social pode acarretar problemas psicológicos e físicos às pessoas.


O ponto chave da necessidade do isolamento é impedir o colapso do sistema de saúde. De acordo com a OMS, 1/3 da população mundial encontra-se

As 10 capitais com mais adesão ao isolamento social, em %.

em quarentena, enquanto no Brasil, aproximadamente 60% dos brasileiros estão isolados. Desse modo, a redução da exposição e da contaminação torna o pico da epidemia mais distribuído no tempo. Logo, a concentração de casos em um intervalo de tempo diminui e impede que os pacientes não consigam ser atendidos. Países que demoraram para incorporar o isolamento da população passaram por uma crise onde a quantidade de casos era desproporcional a estrutura o sistema de saúde, como aconteceu ao norte da Itália e nos Estados Unidos.

Na outra mão desse cenário, as pessoas em casa encontram-se em dilemas próprios sobre como ocupar seu tempo. A necessidade por produtividade que assombra o indivíduo pode acabar gerando problemas como ansiedade, depressão e distúrbios do sono. Vale lembrar que em uma situação como esta, se manter produtivo não é uma regra, mas sim um conselho de especialistas, para não desencadear maus hábitos e outros problemas. É importante manter uma comunicação e interação com as pessoas que dividem o ambiente, e lembrar de que essa é uma condição temporária por um bem maior.


Fonte:

https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/03/19/para-conter-o-avanco-explosivo/

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/04/algoritmo-analisa-quarentena-e-preve-reducao-de-infeccoes-por-covid-19.html

https://revistapesquisa.fapesp.br/2020/04/06/desafios-do-isolamento/

50 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle