Buscar
  • ENBM

Darwin day – 12 de fevereiro



Darwin Day

No dia 12 de fevereiro de 1809, no Reino Unido, nascia a pessoa que revolucionaria anos mais tarde a maneira de compreender a vida – e consequentemente desafiaria a visão de mundo que era propagada pela Igreja: Charles Darwin. Em homenagem ao dia de seu nascimento, todo dia 12 de fevereiro é comemorado o Dia de Darwin (ou Darwin day). A criação desta data comemorativa, que começou nos Estados Unidos com três entusiastas do cientista, tem como finalidade “inspirar as pessoas em todo o mundo a refletir e atuar sobre os princípios da bravura intelectual, da curiosidade perpétua, do pensamento científico e da fome da verdade, como encarnado em Charles Darwin” conforme descrito pelo site oficial do Darwin day.


Charles Robert Darwin

Darwin era pertencente a uma família da elite intelectual da época. Chegou a estudar medicina, porém não gostava do modo brutal como eram realizadas as cirurgias. Foi só anos mais tarde que passou a ter interesse em história natural e o que mais tarde seria chamado de Evolução das espécies. Através do HMS Beagle viajou para o hemisfério sul e teve oportunidade de estudar de perto os animais e formular uma teoria científica. Essa viagem ocorreu de 1831 a 1836. Um fato curioso é que Darwin passou pelo Brasil, e sua experiencia aqui pode ser visualizada com seus próprios relatos em seu diário.


A origem das espécies

Só em 1859 foi publicado o livro “A origem das espécies”, que solidificou a ideia de evolução a partir de um ancestral comum, isto é, a diversidade biológica é resultado de um processo de descendência com modificação, onde há adaptação por parte dos seres vivos através da seleção natural pelo ambiente e diversos outros fatores. Na publicação foram apresentadas diversas evidências e fatos da evolução das espécies, de modo que até os dias de hoje não houve teorias capazes de desacreditar a explicação de Darwin.

O impacto causado por esta obra pode ser comparado a descoberta de Nicolau Copérnico no século XVI. Na época, Copérnico publicava sua teoria heliocêntrica que batia de frente com a teoria geocêntrica que era encarada como verdade até então. Uma mudança de visão de mundo que tirava o homem do “centro das atenções”, assim como A origem das espécies fez ao permitir pensar que os seres humanos não foram criados de forma “imutável” e que, assim como os outros animais, se desenvolveram através do processo evolutivo.


Que não apenas neste dia, mas também nos próximos, todos nós biomédicos tenhamos essa inspiração pelo conhecimento e a reflexão, assim como a fome pela verdade através do método científico.

47 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle