Buscar
  • ENBM

Conheça a Célula Rosehip, neurônio recém descoberto em humanos


UNIVERSIDADE DE SZEGED&TAMAS LAB

O neurônio Rosehip foi recém descoberto e publicado na Nature Neuroscience por um grupo formado por 34 cientistas da Universidades de Szeged, na Hungria, e do Instituto Allen para a Ciência Cerebral, com sede em Seattle, nos Estados Unidos.

Ainda não se sabe exatamente o que essa célula e seus subtipos fazem, mas o que chama atenção é o fato desse neurônio não ter sido observado anteriormente em nenhum animal. Isso pode mudar com o surgimento de novas pesquisas, porém, no momento atual, propicia-se uma reflexão sobre a pesquisa neurológica em humanos e animais.


As amostras do estudo foram coletadas da camada 1 do neocórtex de dois homens, que é a parte mais externa do cérebro e responsável por transformar as sensações em percepções, além de outras atividades. Na visualização de microscópio foi verificado que a célula é compacta, se assemelhando a uma rosa sem pétalas. Por isso levou o nome de neurônio “Rosa mosqueta”.

Também foi possível de identificar o perfil de proteínas que revestem as membranas do neurônio, o que possibilitou a diferenciação como uma célula distinta das demais já encontradas. Ao perceber a posição, a anatomia e a ativação gênica das células, categorizou-se até 10 subtipos do que é chamado de interneurônio GABAérgico. Todas essas informações coletadas sugerem que o neurônio tenha algum papel de alta precisão no bloqueio de sinais de células excitatórias piramidais de camadas mais profundas do neocórtex.


Segundo os pesquisadores, o estudo da célula Rosehip pode “abrir as portas” para um redesenho do cérebro, podendo criar modelos mais precisos e explicar porque alguns experimentos realizados em humanos não obtiveram sucesso após experimentação bem-sucedida em roedores.


Fontes:

https://www.nature.com/articles/s41593-018-0205-2 https://www.bbc.com/portuguese/geral-45341380

https://www.sciencealert.com/rosehip-neuron-discovery-absent-in-mouse-models

280 visualizações

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle