Palestra V

Interações microbiota-mesentério: da saúde à doença

Os tecidos de mucosa, como intestino e pulmão, são sítios de alta exposição a antígenos ambientais, provenientes da dieta e da microbiota residente. Paralelamente, estes tecidos também representam as principais portas de entrada para patógenos. Por isso, o sistema imunológico associado às mucosas precisa de mecanismos sofisticados de elaboração de respostas que sejam eficientes contra patógenos e, ao mesmo tempo, não sejam direcionadas contra antígenos inócuos, como a microbiota ou elementos da dieta. Quando estas respostas falham, vemos o aparecimento de doenças. Recentemente, os compartimentos de tecido adiposo, em particular aqueles associados às mucosas, tem sido descritos como órgãos que contem um componente imunológico muito importante que pode controlar tanto a imunidade de barreira, quanto processos metabólicos. Neste mini-curso iremos abordar como falhas na imunidade da mucosa intestinal podem estar relacionas ao desenovolvimento de disbiose e inflamação crônica no tecido adiposo e, consequentemente, ao desenvolvimento/proteção de doenças metabólicas. 

Profª. Drª. Denise Morais da Fonseca

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), com licenciamento em Análises Clínicas e mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012) e no Laboratory of Parasitic Diseases - National Institute of Health, Bethesda, MD - USA (2016). Atualmente é docente do Departamento de Imunologia - Instituto de Ciências Biomédicas - USP, membro do World Economic Forum - Young Scientist group e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-2024). Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia de mucosas, interação patógeno-hospedeiro, doenças alérgicas e imunorregulação. 

Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, nº 250, Distrito de Rubião Júnior, Botucatu - SP, CEP 18618-689. Contato: enbm.ibb@unesp.br

Todos os direitos reservados.