Palestra IV

O biomédico na pesquisa clínica: A carreira que está superaquecida no mercado

A pesquisa clínica envolve seres humanos e tem como objetivo testar a segurança e eficácia de um novo medicamento. As moléculas que apresentam resultados positivos em ensaios pré-clínicos, realizados em modelo animal, precisam percorrer um longo caminho entre os estudos de fase I até os estudos de fase III. Nessa última fase é possível solicitar o registro do medicamento para a agência regulatória e, se aprovado, o medicamento pode ser comercializado para população. Esse caminho está sendo percorrido em um tempo muito menor em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e a consequente corrida por uma nova vacina/cura. Estamos conquistando em meses, etapas que seriam realizadas em anos. Isso só foi possível a partir da união de vários braços que compõem a pesquisa clínica: centro de pesquisa, Contract Research Organization (CRO), indústria farmacêutica, agência regulatória, universidade e comitê de ética. O biomédico pode atuar em todos eles. Você tem curiosidade em saber como funciona essa carreira e quantas oportunidades ela pode abrir para sua vida profissional? Venha conferir essa palestra e entenda, principalmente, como entrar no mercado das CROs.

Marina Zanichelli Barbosa

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2013-2016). Durante a graduação, realizou uma iniciação científica (UNESP Botucatu - 2014-2015) na área de Distrofia Muscular de Duchenne como bolsista FAPESP (2014/16800-9), na qual desenvolveu as técnicas de Western Blot, análise sérica e histopatologia. Realizou uma segunda iniciação científica (ICB USP - 2016) na área de Doença de Alzheimer, na qual desenvolveu a técnica de imunohistoquímica. Além disso, realizou a capacitação em Pesquisa Clínica na instituição Invitare (2017) e realizou especialização aprofundada em pesquisa clínica através do programa Principles and Practice of Clinical Research/Harvard T.H. Chan School of Public Health (2018). Tem experiência profissional prévia na área de Reprodução Humana, atuando como coordenadora de ensino e pesquisa. Atualmente é Associada de Informações Médicas na empresa Pharmaceutical Product Development (PPD Brasil- 2019 - atual) além de atuar como Teaching Assistant do curso Principles and Practice of Clinical Research (2019-atual), auxiliando em atividades educacionais referentes à pesquisa clínica. Tem interesse na área das neurociências aplicadas a estudos clínicos.

Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, nº 250, Distrito de Rubião Júnior, Botucatu - SP, CEP 18618-689. Contato: enbm.ibb@unesp.br

Todos os direitos reservados.