Palestra III

 Nascido para matar? A epigenética nos transtornos de personalidade

A partir de uma compreensão biopsicossocial sobre os transtornos de personalidade, a palestra objetiva discutir achados atuais envolvendo a etiologia das principais descordens que afetam as tendências comportamentais humanas. Busca-se ainda abordar, de forma mais específica, a propensão para a violência em indivíduos considerados psicopatas, considerando ainda aspectos relacionados à Epigenética na formação da personalidade.

          

Me. Silvio José Lemos Vasconcellos

Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando nos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia dessa universidade. Desenvolve trabalhos voltados para a avaliação e etiologia da Psicopatia e do Transtorno de Personalidade Antissocial na esfera da Psicologia Jurídica. Dedica-se, atualmente, à construção e validação de tarefas e instrumentos para avaliar os mecanismos da cognição social, investigando a relação entre a capacidade de identificar emoções expressas pela face com a etiologia de determinados transtornos mentais.

Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, nº 250, Distrito de Rubião Júnior, Botucatu - SP, CEP 18618-689. Contato: enbm.ibb@unesp.br

Todos os direitos reservados.