Palestra II

Tumoróides na Avaliação da Resposta ao Tratamento Quimioterápico em Pacientes com Câncer

Culturas derivadas de células tumorais em 3D são modelos valiosos para prever a resposta terapêutica. Estudos recentes têm demonstrado que os organoides tumorais (tumoróides) recapitulam as características histológicas, o perfil de expressão gênica e mutacional do tumor original. Ensaios para avaliar a sensibilidade a diferentes agentes quimioterápicos têm sido realizados em tumoróides estabelecidos de diferentes tipos tumorais, incluindo cânceres colorretais, ovarianos e pancreáticos, demonstrando seu potencial para implementação na prática clínica como um guia para medicina de precisão. Também tem sido revelado que a variabilidade entre os pacientes na resposta à quimioterapia é recapitulada em tumoróides derivados destes tumores. A eficácia do tratamento pode ser aprimorada testando a quimiossensibilidade de tumoróides derivado dos pacientes antes do seu tratamento.

A estratégia de resposta terapêutica utilizando tumoróides tem menor custo e é mais facilmente realizada quando comparada com os modelos de xenoenxertos murinos. Além disso, as células em 3D mantêm com maior eficácia as características originais do tumor comparadas aos sistemas de culturas 2D. O uso de tumoróides é uma ferramenta promissora para delinear estratégias de tratamento personalizadas e melhorar o prognóstico do paciente.

Profª. Drª. Silvia Regina Rogatto

Possui graduação em LICENCIATURA E BACHARELADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP (1982), mestrado em PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA pela FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1986) e doutorado em PÓS-GRADUAÇÃO EM GENÉTICA pela FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1990). Pós doutorado pela University of Toronto - Canadá e Professor Titular na Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Atualmente é Professor at Clinical Genetics Department, Vejle Hospital, Institute of Regional Health Research, University of Southern Denmark. Tem experiência na área de Genética Humana e Cancer.

Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, nº 250, Distrito de Rubião Júnior, Botucatu - SP, CEP 18618-689. Contato: enbm.ibb@unesp.br

Todos os direitos reservados.