Normas para submissão/envio de resumos no 22º Encontro Nacional de Biomedicina

NORMAS PARA SUBMISSÃO/ENVIO DE RESUMOS

     Os participantes que desejarem apresentar trabalhos científicos no 22º Encontro Nacional de Biomedicina deverão submeter os resumos somente via website: https://fundibioeventos.ibb.unesp.br/eventos/encontroenbm2019 
Os resumos serão recebidos no período de
03/06/2019 a 09/08/2019, impreterivelmente. Cada congressista poderá enviar, no máximo, dois resumos científicos como apresentador.

     O envio do resumo representa um compromisso definido do autor-apresentador em comparecer e apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento. Na impossibilidade do comparecimento, o trabalho não concorrerá a prêmios.

     Todos aqueles que apresentarem trabalho científico no 22º Encontro Nacional de Biomedicina receberão certificado contendo: título do trabalho e nome de todos os autores do grupo, de acordo com a ordem de cadastro no sistema de submissão/envio de resumos. O certificado de apresentação de painel só será emitido para trabalhos apresentados à Comissão Científica do evento. A fixação do painel e/ou apenas a presença de qualquer um dos autores não garante a certificação.

     Serão aceitos apenas trabalhos originais com apresentação de resultados, relatos de casos devidamente concluídos, não publicados, e de interesse para a área biomédica. Trabalhos resultantes de revisões bibliográficas, descrições de projetos e dados já publicados não deverão ser submetidos. A indicação de que os resultados serão discutidos durante a apresentação do painel também não será aceita.

     Os resumos enviados para o 22º Encontro Nacional de Biomedicina serão cadastrados no sistema, onde o autor deve inserir sua categoria (Iniciação Científica ou Pós-Graduação) e classifica-lo segundo as áreas:

01 - Anatomia

02- Morfologia

03 - Análises Clínicas

04- Química e Bioquímica

05 - Educação e Extensão

06 - Farmacologia

07 - Física

08 - Fisiologia

09 - Genética

10 - Imunologia

11 - Microbiologia

12 - Parasitologia

13 - Patologia

     Enviar o arquivo com formatação Word, padronizado com o nome do congressista que está submetendo o resumo como, por exemplo, Borges RJ.doc. O mesmo resumo deve ser colado no espaço intitulado Resumo.

 Os nomes, e-mails e instituições de origem de todos os autores deverão ser cadastrados no sistema, sendo o “Nome do Autor Principal” e “E-mail do Autor Principal”, referente ao apresentador do trabalho.

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS

 

     Os resumos devem ser escritos em língua portuguesa e em formato de texto corrido contendo: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, sem subdivisão do texto em tópicos (conforme exemplo/modelo).

     Todo o resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman, tamanho 11, alinhamento justificado.

     O título deve estar em negrito, com o máximo de 300 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples.

     Entre o título e o corpo do resumo, deverão constar os nomes dos autores, em letras maiúsculas, seguidos das instituições de origem. O vínculo de cada autor para com sua instituição deve ser indicado.

     O nome do apresentador do trabalho deverá ser sublinhado no resumo e no painel, como mostrado no Modelo. Para garantir que os nomes dos autores sejam citados de maneira uniforme, os nomes dos autores devem ser padronizados em todos os resumos, como por exemplo: MARTINS, M. G., para o nome Marina Galleazzo Martins.

     O corpo do resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman, tamanho 11 em texto normal; alinhamento justificado; máximo de 2200 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples.

     O apoio financeiro deve ser mencionado na última linha do resumo e não devem ser incluídos agradecimentos nesse item.

EXEMPLO/MODELO DE RESUMO

     É recomendável, sempre que possível, a inclusão do tamanho amostral e dados quantitativos (ex: número de amostras, média e desvio padrão ou erro padrão, % do controle, etc.) que permitam o melhor entendimento do trabalho pelo leitor. Citações de referências bibliográficas não devem ser utilizadas.

     Nomes científicos relacionados a gênero ou espécie devem ser escritos em itálico.

    O resumo deve ser salvo em formato Word. O nome do arquivo deve ser padronizado com o nome do congressista que está submetendo o resumo como, por exemplo, Borges RJ.doc.

     Os trabalhos que necessitarem de pequenas correções serão devolvidos aos autores, tendo 03 (três) dias corridos para serem submetidos novamente. Os resumos que não estiverem de acordo com as normas especificadas ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão negados.

Clique aqui e baixe um exemplo em Word do resumo!

COMISSÃO CIENTÍFICA

     Todos os resumos serão analisados por uma Comissão Científica composta por professores e/ou pesquisadores do Instituto de Biociências e da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP, e/ou de outras instituições de ensino e pesquisa, indicados pela Comissão Organizadora do evento. A fim de assegurar a total imparcialidade de julgamento dos resumos, membros da Comissão Científica não poderão avaliar resumos nos quais atuem como autores ou co-autores. Membros da Comissão Organizadora e da Comissão de Apoio não poderão submeter resumos sendo apresentadores.

     Compete aos membros da Comissão Organizadora e da Comissão Científica o direito de selecionar, avaliar e corrigir os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do evento, aqui especificadas. A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados. A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será também considerada como critério de avaliação. Se necessário, a Comissão Científica poderá solicitar cópia da aprovação do trabalho junto à Comissão de Ética de Pesquisa em Humanos ou à Comissão de Ética na Experimentação Animal da instituição a qual o trabalho está vinculado.

     O número máximo de resumos aceitos no 22º Encontro Nacional de Biomedicina será de 120, sendo esses divididos nas três sessões de apresentação. O critério de seleção dos mesmos será realizado pelos professores pertencentes a Comissão Organizadora do evento.

     O aceite dos resumos ficará disponível no site do evento para consulta a partir da primeira quinzena de Setembro. O pagamento da taxa de inscrição no evento deverá ser efetuado até 09/08/2019 ou enquanto existirem vagas disponíveis, o simples envio do resumo não garante sua inscrição no evento, que só será confirmada após o pagamento. Caso contrário, os resumos já submetidos e aceitos serão desconsiderados e retirados dos anais do evento, e não poderão ser apresentados.

     Congressistas que enviarem o resumo e efetuarem o pagamento estarão sujeitos a correção dos professores que compõe a Comissão Organizadora, podendo ter o resumo negado sem o direito a reembolso.

     Posteriormente, os autores dos trabalhos aceitos e o horário no qual seu trabalho será apresentado poderão ser conferidos na página do Facebook “facebook.com/enbmoficial” ou no site oficial “enbm.com.br”, sendo de inteira responsabilidade do autor.

     Todos os resumos enviados e aceitos deverão, obrigatoriamente, ser apresentados sob a forma de painel (vide informações sobre normas para apresentação de painéis). O painel deverá ter conteúdo substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico deverão ser idênticos ao do resumo aprovado.

     Os trabalhos concorrentes às premiações do evento serão avaliados pela Comissão Científica e serão selecionados 03 (três) trabalhos para concorrer ao “XIX Prêmio Prof. Dr. Carlos Roberto Rúbio de Apresentação Oral - Categoria Iniciação Científica” e 03 (três) trabalhos para concorrer ao “XVII Prêmio Profª. Drª. Edy de Lello Montenegro de Apresentação Oral - Categoria Pós-Graduação”. Os autores dos trabalhos científicos selecionados para apresentação oral serão comunicados antecipadamente via e-mail, a fim de manifestar interesse em concorrer ao prêmio ou abdicar-se do mesmo.

     Os trabalhos científicos não selecionados para concorrer aos prêmios de apresentação oral, estarão automaticamente concorrendo ao “XI Prêmio Profª. Drª. Maria José Queiroz de Freitas Alves de Apresentação de Painéis - Categoria Iniciação Científica” e ao “XI Prêmio Profª. Drª. Márcia Guimarães da Silva de Apresentação de Paineís - Categoria Pós-Graduação”.

     O primeiro lugar de cada prêmio receberá "Certificado de Premiação". O segundo e terceiro colocados receberão certificado de "Menção Honrosa".

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle