Minicurso IV

Biologia Molecular aplicada à análise de alimentos

As legislações e a fiscalização de alimentos estão cada vez mais rígidas, seja no Brasil ou no mundo. Existe uma grande preocupação com a saúde do consumidor e as indústrias também se preocupam com as alterações de seus produtos em decorrência da deterioração. A biologia molecular vem nesse sentido com o objetivo de melhorar as técnicas de detecção de patógenos e outros microrganismos. Sendo, mais rápido que a microbiologia tradicional e nos dando muito mais informação. No curso teremos os métodos de PCR, PCR em tempo real e sequenciamento. Métodos utilizados para a indústria e pesquisa na área de alimentos.

Profª. Drª. Nathália Cristina Cirone Silva

Formada em Ciências Biológicas-Modalidade Médica tendo desenvolvido projeto na área de microbiologia de alimentos, como trabalho de finalização de curso. Mestre em Biologia Geral e Aplicada com projeto relacionado com plantas medicinais e sua ação antimicrobiana. Doutora pelo curso de Biologia Geral e Aplicada, Unesp de Botucatu, com doutorado sanduíche na Universidad de La Rioja, Espanha. Projeto de doutorado relacionado com técnicas de spatyping, MLST e SCCmec em Staphylococcus sp. Pós doutorado no laboratório de laticínios na ESALQ/USP. Atualmente, Docente da área de Microbiologia de Alimentos no Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos na UNICAMP.

Rua Prof. Dr. Celso Wagner Zanin, nº 250, Distrito de Rubião Júnior, Botucatu - SP, CEP 18618-689. Contato: enbm.ibb@unesp.br

Todos os direitos reservados.