MC X - Neurociência Comportamental: Dissecando os mecanismos de geração dos comportamentos emocional e social

A Neurociência Comportamental é uma disciplina que teve sua origem na Fisiologia e Psicologia, duas disciplinas completamente dissociadas que passaram a dialogar após os estudos de Wiliam James e Claude Bernard, para citar alguns, que acreditavam que o estudo do comportamento deveria ter uma base biológica. Neste curso, conversaremos sobre a elaboração de modelos animais de transtornos psiquiátricos (dada a importância das alterações de comportamento nestes transtornos) e em técnicas utilizadas para avaliar e modular o comportamento. Qual é o impacto do estresse, em diferentes fases da vida e quais sistemas de neurotransmissão e neuromodulação estão envolvidos com os comportamentos emocional e social, são alguns dos tópicos que serão abordados. Além de aula expositiva, faremos exercícios de observação comportamental para entender melhor os conceitos apresentados no curso. 

Local: Sala 17 - Central de Aulas de Medicina

Início às 8h

Palestrante: Drª. Deborah Suchecki

Professora Associada, Livre Docente, do Departamento de Psicobiologia-Escola Paulista de Medicina- Universidade Federal de São Paulo.

Graduada em Biomedicina pela Universidade de Santo Amaro (1983), mestrado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1987) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Realizei meu pós-doutorado na Stanford University, entre 1990 e 1993, no Laboratório de Psicobiologia do Desenvolvimento, no Departamento de Psiquiatria e Ciências do Comportamento. Sou Professora Associada, Livre-Docente, da Universidade Federal de São Paulo, no Departamento de Psicobiologia - Disciplina de Psicofarmacologia. Atuo como assessora "ad hoc" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, além de prestar assessoria para diversos periódicos estrangeiros e faço parte do Corpo Editorial dos periódicos Sleep, Frontiers in Sleep and Chronobiology, Frontiers in Behavioral Neuroscience. Minha atuação profissional tem se concentrado em pesquisa e docência em graduação e pós-graduação nas áreas de Psiconeuroendocrinologia e Neurobiologia do estresse como fator de risco para o desencadeamento de transtornos psiquiátricos. Os projetos de pesquisa que oriento e supervisiono, desde iniciações científicas até pós-doutorados, estão inseridos na linha de pesquisa sobre as Consequências fisiológicas e emocionais do estresse ao longo da vida. Coordeno o Grupo de Pesquisa do CNPq Neurobiologia do Estresse desde 2008. Em 2017 fui indicada para ser a Coordenadora Institucional do PIBIC-PIBITI da UNIFESP e eleita para a Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento no cargo de Secretária Geral; também participo do Conselho da recém fundada Pan-American Neuroendocrine Society.

ENBM - Encontro Nacional de Biomedicina Todos os direitos reservados

R. Prof. Dr. Antônio Celso Wagner Zanin, Nº 250, Distrito de Rubião Junior, Botucatu - SP. 

CEP 18618-689 

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Twitter - White Circle