top of page

Minicurso Teórico I
Hemoterapia
Imuno-hematologia Clínica e Laboratorial

A hemoterapia brasileira apresentou expressivo progresso nas últimas décadas. A política de sangue formulada no país e o esforço coletivo para sua execução propiciaram investimentos na qualidade dos serviços de hemoterapia, tornando os hemocomponentes produzidos mais seguros. A imuno-hematologia é um dos setores que participa ativamente desse processo garantindo a segurança transfusional.

Este curso aborda os principais fundamentos da Imuno-hematologia Clínica Laboratorial, com foco nos princípios dos testes laboratoriais realizados nas rotinas Imuno-hematológicas dos serviços de hemoterapia, como tipagem ABO, RhD e testes de antiglobulina humana e suas aplicações.

patriciacarvalho.gif

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade de Marília (2000) e mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica na Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP (2009). Atualmente ocupa o cargo de coordenadora do núcleo de Hemoterapia do Hemocentro do HCFMB. Responsável técnica pela Agência transfusional e do Laboratório de Imuno-hematologia de paciente do Hemocentro de Botucatu da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do curso de Especialização em Inovações Diagnósticas e Terapêuticas do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Boticatu e Supervisora do programa de especialização em Hemoterapia e Imuno-hematologia. Docente e Coordenadora do Curso de Biomedicina - UNIP- Campus de Bauru. Conselheira Honorária do Conselho Regional de Biomedicina.Tem experiência na área de Hemoterapia, com ênfase em Imuno-hematologia e Farmacologia da reprodução, atuando principalmente nos seguintes temas: Imuno-hematologia, Reprodução Humana, Farmacologia e Hematologia. 

Patricia Carvalho Garcia Bonichini

bottom of page